O QUE SÃO OS CORONAVÍRUS?

Os Coronavírus são causadores de resfriados comuns, além de outras doenças mais graves, como Síndrome Aguda Respiratória Severa (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), que causaram epidemias nos anos de 2002 e 2012, respectivamente. O novo Coronavírus foi denominado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como SARS-CoV2, e a doença por ele causada como COVID-19.

COMO É TRANSMITIDA A DOENÇA?

O principal meio de transmissão é entre pessoas, ou seja, ao tossir ou espirrar, pessoas infectadas expelem gotículas que contém o vírus. Essas gotículas podem contaminar superfícies e objetos. Outras pessoas podem se infectar ao tocar nesses locais contaminados, levando suas mãos aos olhos, nariz ou boca.

DADOS SOBRE CONTAMINAÇÃO E TRANSMISSÃO

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o período de incubação do vírus varia de 0  à 14 dias. Outros estudos mostram que os sintomas aparecem de 09 à 10 dias e que cada pessoa infectada pode transmitir para outras pessoas.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

Os sintomas são semelhantes a uma gripe, principalmente respiratórios: febre, tosse e dificuldade para respirar. Na maioria dos casos, os pacientes apresentam sintomas leves ou moderados, mas há casos graves e até fatais. Os mais vulneráveis ao vírus são pessoas com doenças preexistentes e pessoas acima de 60 anos.

EXISTE EXAME PARA DIAGNÓSTICO DO NOVO CORONAVÍRUS?

Sim, o exame é denominado como Reação da Polimerse em Cadeia (PCR), que detecta o novo Coronavírus. O resultado é fornecido em até 48 horas. Neste momento, este exame é indicado para pacientes que apresentem sintomas respiratórios, febre, tosse e que retornaram de viagens internacionais nos últimos dias.

COMO POSSO ME PROTEGER DO VÍRUS? O QUE DEVO FAZER?

Como meio de prevenção e proteção ao Coronavírus e necessário manter alguns cuidados periódicos, são eles:

– Lavar com frequência as mãos (20 segundos), com água e sabão e higienizar com álcool em gel;

– Cobrir o nariz e a boca antes de tossir ou espirrar com lenço descartável ou com o antebraço, lavar as mãos com água e sabão e/ou álcool em gel para higienização após tosse e espirros;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca;

– Alimentar-se bem, comendo frutas, verduras e legumes e manter-se bem hidratado(a) bebendo água;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copo, talheres, guardanapos, celular e etc

– Evitar contato físico como abraços, cumprimentos, reuniões, feedbacks sem manter aproximadamente um metro de distância do próximo;

– Usar álcool em gel para higienizar equipamentos de trabalho, objetos pessoais e móveis;

– Para equipamentos de trabalho, higienizar com álcool em gel, antes do início das atividades e após a utilização dos mesmos;

– Manter ambientes bem ventilados;

– Transportes públicos, devem manter janelas abertas e deve-se evitar contatos físicos com demais passageiros;

A prevenção é o caminho da cura, FAÇA A SUA PARTE! Proteja a si mesmo e ao próximo!