Seja bem-vindo ao novo normal.
Em apenas seis meses, fomos apresentados a um mundo completamente diferente do que estávamos acostumados. Passado o susto e a surpresa de saber que provavelmente nada mais será como antes, olhamos para dentro em busca de um futuro nos negócios.
No que diz respeito ao segmento logístico, hoje a principal missão é oferecer melhores atributos a preços ainda mais competitivos com boa gestão e ganho de qualidade em todo o processo. A cadeia de suprimentos é o coração das operações de uma empresa. Para tomar as melhores decisões, os gestores precisam ter acesso a dados em tempo real sobre esse fluxo. No entanto, as limitações do legado tecnológico podem interferir na meta de transparência de ponta a ponta.
Sairá na frente quem olhar para fora e se preparar para um mercado inteligente, que demanda por eficiência logística e alta performance operacional. Dentro deste cenário, a Torre de Controle (ou Centro de Controle Operacional – CCO) – um centro de decisão virtual que fornece visibilidade em tempo real e de ponta a ponta – surge como ativo importante ou, até, fundamental. As torres de controle se tornaram o centro nervoso das operações, onde a análise preditiva deve ajudar as empresas a melhorar a previsão de demanda, para que possam reduzir, ou gerenciar melhor, a volatilidade, aumentar a utilização de recursos e oferecer conveniência ao cliente a um custo otimizado.
Uma “torre” típica é, na verdade, uma sala física composta por uma equipe de analistas de dados que trabalha em tempo integral, 24 horas por dia, sete dias por semana, monitorando uma parede de telas de alta definição, também chamados dashboards. As telas fornecem informações em tempo real em todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde o pedido até a entrega. Os alertas visuais avisam sobre os desvios entre previsto e realizado e gargalos no processo antes que eles aconteçam. Assim, as equipes na linha de frente podem corrigir rapidamente possíveis problemas antes de se tornarem reais.

Fonte: https://revistamundologistica.com.br/