A operação logística representa um papel fundamental nas atividades de um negócio, ainda mais que a pandemia de Covid-19 ampliou compras via e-commerce em 97,5%, segundo comparativo do número de pedidos em 2019 e 2021, feito pela Neotrust. Paralelamente, os custos de transporte, estoque e armazenagem de mercadorias correspondem a 7,6% da receita líquida das empresas brasileiras, de acordo com o Panorama ILOS sobre Custos Logísticos no Brasil.

Por isso, qualquer erro pode impactar negativamente o caixa do negócio. No contexto em que a atividade logística, de ponta a ponta, depende de sistemas diferentes – que muitas vezes não conversam entre si –, a tecnologia de integração é o melhor caminho para diminuir os gargalos existentes nessa operação complexa.

De forma simplificada, a integração de softwares compreende qual é a linguagem utilizada por cada sistema presente na cadeia logística. Então, com a tecnologia de API (Interface de Programação de Aplicações), faz com que as informações sejam transmitidas de um ponto a outro, sem a necessidade de processos manuais. Para explicar como essa solução tecnológica reduz os problemas na cadeia logística em cada etapa, apresento o exemplo real da Joy2W, uma plataforma com soluções digitais para fretes e cargas que utiliza a plataforma de integração como serviço (iPaaS) da APIPASS.

Fonte: https://mundologistica.com.br/